PÉ NA COVA 4.6 -

sítios de amigos
THÉODEN [blog]
LILIANE [blog]

Eu?
Cada dia que passa, mais apaixonado. Vive seus dias com o único objetivo de vê-la feliz.






Weblog Commenting by HaloScan.com

eXTReMe Tracker

Combata o spam!


Fotografia? -- sábado, dezembro 17, 2005
Já que conheço bastantes pessoas que têm câmeras fotográficas e sempre há quem me pergunte por que eu sempre ajusto minhas fotos, não importa o quão boas elas pareçam. Alguns, que conhecem mais as cãmeras digitais, sempre perguntam: "por que as fotos parecem perder a nitidez?"

O fato é que elas realmente perdem nitidez. E por quê?
As Máquinas digitais têm um filtro na objetiva [se não me engano o nome é low-pass] que melhora a foto em outros aspectos mas tem como efeito a imagem ficar embaçada. Há filtros mais suaves, que não tiram tanto a nitidez da foto, e outros mais agressivos, mas isso depende da câmera.
Pra compensar isso, a maioria das câmeras possuem um programa pra aplicar nitidez às imagens. Por isso elas têm o recurso de nível de nitidez programável.
Profissionais que usam câmeras SLR's [máquinas de alto desempenho] são um público que conhece mais os programas de tratamentos de imagens, é mais minucioso no processamento de fotos e tem um estudo mais aprofundado de fotografia. Esse não é o caso das pessoas que têm as máquinas compactas (estilo as Cyber-shot P da Sony), que acham que a máquina é que tem que fazer todo o trabalho braçar na imagem e já dar a foto como "produto final". Por isso que os programas de nitidez de SLR's são mais suaves que os de compactas, que fazem uma filtragem mais forte na imagem [por exemplo, o filtro de nível 1 de nitidez de uma SLR é mais leve que o mesmo nível de uma compacta. Há casos até que o nível 0 de uma compacta é mais forte que o nível 1 de uma SLR...].
No geral, as câmeras compactas criam fotos mais nítidas que as profissionais, mas isso não é bom! A nitidez aplicada pela máquina não é tão boa quanto a nitidez via pc. Cada imagem precisa de um nível de nitidez específico, além do fato de que o programa da máquina aplica o mesmo nível de nitidez pra toda a foto.
O melhor pra se fazer é desligar o filtro da máquina e depois ajustar as fotos em algum programa.
Não vou dizer como aplicar filtros de nitidez com o Photoshop, a não ser que alguém queira me pagar pra ensinar.

Nas fotos que eu tiro, eu aplico dois filtros de nitidez [até três, caso a foto tenha que ser impressa], ajusto as curvas do gama, controlando tons claro, médios e escuros separadamente, cuido do ruído, trato da estética da pele [caso se trate de retratos] e mais alguns detalhes. Lógico que não vou falar todo meu workflow e nem citar ele na ordem que uso, mas dá pra ter uma idéia do que e preciso fazer pra se conseguir boas fotos.

E ra quem não acredita, tá aí a prova. Do lado esquerdo é a foto que tiro [de propósito!] e do direito é a foto que faço.



Herenvarno proferiu às 21:36